sexta-feira, 4 de outubro de 2013

 Dormir bem e a acordar bem...


Dormir de barriga para cima ajuda a aliviar a pressão na mandíbula, principalmente se a pessoa sofre de DTM (disfunção temporomandibular), o popular bruxismo. No entanto, essa posição tende a aumentar a possibilidade de você roncar. Este tipo de posição oferece duas alternativas:
- com os braços esticados ao longo do corpo (8%): embora pratiquem uma posição propícia ao relaxamento, as pessoas que dormem assim seriam mais rígidas, reservadas e caladas;
- com os braços para cima (5%): a posição conhecida como “estrela do mar” indica uma personalidade aberta, que cultiva boas amizades e sempre disponível a ajudar. São pessoas discretas e não gostam de estar em evidência.
Já quem deita de lado, desde que o travesseiro permita que a cabeça fique alinhada com a coluna, está praticando a melhor posição para dormir, pois melhora a respiração e possibilita chegar ao sono profundo com maior facilidade. Na pesquisa, foram listadas três variações:
- posição fetal (41%): quem dorme assim busca acolhimento e conforto. Segundo o pesquisador, essas pessoas costumam ser duronas por fora e sensíveis por dentro. Uma curiosidade: a posição é duas vezes mais recorrente entre mulheres do que homens;
- com os braços ao longo do corpo (15%): pessoas que se relacionam com facilidade, são mais crédulas (confiam mais nos outros) ao ponto de serem consideradas ingênuas;
- com os braços estendidos para frente (13%): quem dorme nessa posição busca seus próprios sonhos, demora a tomar decisão e não costuma mudar de opinião. Cuidado: alguns são desconfiados e cínicos.
Bom, e tem também quem prefira cair de bruços. O risco aqui é gerar torcicolo, além de sobrecarga na coluna. O mais presente estilo é o com braços esticados (7%), também chamado de “queda livre”. O pesquisador identificou que pessoas que dormem assim sentem como se suas vidas estivessem fora de controle.
Vale lembrar que existem alguns produtos que podem ajudar nesses momentos. Além de você conta com os travesseiros elásticos ou outros que aumentam tremendamente o conforto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário